Hipóteses - Aquisição da língua escrita
As pesquisas de Emília Ferreiro e Ana Teberosky apontam para as hipóteses que a criança constrói neste processo. Estas hipóteses estão descritas em seu livro “A psicogênese da Língua Escrita”.
Atividades favoráveis:
HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA
Características:
- Escrever e desenhar tem o mesmo significado;
- Não relaciona a escrita com a fala;
- Não diferencia letras de números;
- Reproduz traços típicos da escrita de forma desordenada;
- Acredita que coisas grandes têm um nome grande e coisas pequenas têm nome um nome pequeno (realismo nominal);
- Usa as letras do nome para escrever tudo;
- Não aceita que seja possível escrever e ler com menos de três letras;
- Leitura global: Lê a palavra como um todo.
Figura 1: Alfabeto móvel Figura 2: Usar, reconhecer e ler o nome
- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou dos amigos;
- Usar, reconhecer e ler o nome em situações significativas: chamada, marcar atividades, objetos, utilizá-lo em jogos, bilhetes, etc;
- Comparar e relacionar palavras;
- Desenhar e escrever o que desenhou;
- Ter contato com diferentes portadores de textos;
- Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, etc;
- Conversar sobre a função da escrita;
- Bingo de letras;
- Produção oral de histórias;
- Escrita espontânea;
- Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- Aumentar o repertório de letras;
- Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo;
- Produzir textos de forma não convencional;
- Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever seus nomes de acordo com sua possibilidade;
- Recitar textos memorizados: parlenda, poemas, músicas, etc;
- Atividades em que seja preciso reconhecer e completar a letra inicial e a letra final;
- Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.
HIPÓTESE SILÁBICA
Características:
- Para cada fonema, usa uma letra para representá-lo;
- Pode, ou não, atribuir valor sonoro à letra;
- Pode usar muitas letras para escrever e ao fazer a leitura, apontar uma letra para cada fonema;
- Ao escrever frases, pode usar uma letra para cada palavra.
Atividades favoráveis:
- Todas as atividades do nível anterior;
- Comparar e relacionar escritas de palavras diversas;
- Escrever pequenos textos memorizados (parlendas, poemas, músicas, trava-línguas...);
- Completar palavras com letras para evidenciar seu som: camelo = c__m__l__ ou __a__e__o.
- Relacionar personagens a partir do nome escrito;
- Relacionar figura às palavras, através do reconhecimento da letra inicial;
- Ter contato com a escrita convencional em atividades significativas: reconhecer letras em um pequeno texto conhecido;
- Leitura de textos conhecidos;
- Relacionar textos memorizados com sua grafia;
- Cruzadinha;
- Caça-palavras;
- Completar lacunas em textos e palavras;
- Construir um dicionário ilustrado, desde que o tema seja significativo;
- Evidenciar rimas entre as palavras;
- Usar o alfabeto móvel para escritas significativas;
- Jogos variados para associar o desenho e seu nome;
- Colocar letras em ordem alfabética;
- Contar a quantidade de palavras de uma frase.
SILÁBICO-ALFABÉTICO
Características:
- Compreende que a escrita representa os sons da fala;
- Percebe a necessidade de mais de uma letra para a maioria das sílabas;
- Reconhece o som das letras;
- Pode dar ênfase a escrita do som só das vogais ou só das consoantes bola= AO ou BL;
- Atribui o valor do fonema em algumas letras: cabelo= kblo.
Atividades favoráveis:
- As mesmas do nível anterior;
- Separar as palavras de um texto memorizado;
- Generalizar os conhecimentos para escrever palavras que não conhece: associar o GA do nome de GABRIELA para escrever garota, gaveta...;
- Ditado de palavras conhecidas;
- Produzir pequenos textos;
- Reescrever histórias.
ALFABÉTICOCaracterísticas:- Compreende a função social da escrita: comunicação;
- Conhece o valor sonoro de todas ou quase todas as letras;
- Apresenta estabilidade na escrita das palavras;
- Compreende que cada letra corresponde aos menores valores sonoros da sílaba;
- Procura adequar a escrita à fala;
- Faz leitura com ou sem imagem;
- Inicia preocupação com as questões ortográficas;
- Separa as palavras quando escreve frases;
- Produz textos de forma convencional.
Atividades favoráveis:
- Todas as anteriores;
- Leituras diversas;
- Escrita de listas de palavras que apresentem as mesmas regularidades ortográficas em momentos em que isto seja significativo;
- Atividades a partir de um texto: leitura, localização de palavras ou frases, ordenar o texto;
- Jogos diversos com bingo de letras e palavras, forca...
- Cantinho da leitura
- Alfabeto ilustrado
- Seqüência numérica
- Calendário
- Painel de aniversariantes
- Painel de ajudantes
- Listão de palavras
- Hospital das palavras
- Embalagens, rótulos, anúncios, slogans, cartazes, folhetos; cartas, bilhetes
- Cartões (de aniversário, de Natal etc.)
- Convites
- Diários (pessoais, das crianças da sala etc.)
- Parlendas, canções, poemas, quadrinhas, adivinhas e trava-línguas contos (de fadas, de assombração etc.); mitos, lendas, “causos” populares e fábulas
- Relatos históricos
- Textos de enciclopédia etc
Cada criança tem um ritmo diferente, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilado aos hábitos de trabalho que contribuem para a independência de cada uma delas.
Desenvolver a comunicação oral contribui as varias capacidades como socialização comunicação entre outras.O professor poderá elaborar jogos de perguntas e respostas, explicar e argumentar suas idéias e pontos de vista.
Organizar uma roda de conversa e incentivar relatos de experiências vividas e narração; reconto de histórias.Escolher um aluno para ser o “Ajudante do Dia”, incentivando a comunicação daqueles alunos mais tímidos.
Entre outras atividades como :
- Lista de chamada
- Dramatização;
- Produção Artística;
- Roda de historias;
- Listagem;
- Músicas;
- Trava-línguas;
- Parlendas; Adivinhas, Piada
Para auxiliá-lo na tarefa de facilitar o ingresso das crianças no universo da linguagem escrita, o docente tem à disposição algumas atividades consagradas. A leitura para a classe é uma delas. Sentar em roda com a turma, mostrar um livro, falar sobre o autor e ler. Incentivando a escrita utilizando letras móveis ou lápis, assim as crianças descobrem que tudo que fala pode ser escrito. Apresentar diversos gêneros como jornal, ler as regrinhas de jogos ou realizar alguma receita culinária. Circular alguma palavra sugerida pela professora em uma parlenda ou musica
A tentativa de ler listas ou textos conhecidos de memória (poemas, canções e trava-línguas). Sabendo o que está escrito (nomes de frutas, por exemplo), é possível antecipar o que pode estar escrito e confirmar por meio do conhecimento das letras iniciais ou finais, entre outras formas, a criança aprende o funcionamento do sistema de escrita. Além disso, ela compreende como acionar as primeiras estratégias de leitura.
REFERÊNCIAS:
ARAUJO, Maria José de Azevedo . A LÍNGUA ESCRITA COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM: ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS CONSTRUTIVISTAS.Webartigos.Com.Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/29139/1/A-LINGUA-ESCRITA-COMO-OBJETO-DE-aPRENDIZAGEM-ANALISE-DOS-PRESSUPOSTOS-CONSTRUTIVISTAS/pagina1.html>. Acesso em: 23 ago. 2010.
Castanho, A. F. Mais do que letras: as situações didáticas de Língua Portuguesa. Nova Escola. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/alfabetizacao-inicial/mais-letras-423903.shtml>.Acesso em 23 ago.2010
FERREIRO, Emília. Com todas as letras. Tradução de Maria Zilda de Cunha Lopes. Retradução e cotejo de textos Sandra Trabuscco Valenzuela. 4. ed. São Paulo: Cortez, 1993.
- Copiado do blog - http://atividadesdatiaangelica.blogspot.com/
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