Design Didático

O PAPEL DO DESIGN DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

http://grupocanticonovo.blogspot.com.br/2011/05/o-papel-do-design-didatico-na-educacao.html


INTRODUÇÃO
A sociedade contemporânea também pode ser chamada de sociedade da informação. Em nenhum momento da história a informação circulou em tamanha quantidade e em um espaço temporal tão curto. Surge um grande problema. Como a sociedade irá organizar e apreender essas informações que circulam entre os grupos sociais? Como a teoria de aprendizagem sócio-interacionista poderá auxiliar na construção de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) propício para a construção do conhecimento?
A Internet é um sistema de dimensões gigantescas, que abrange todo o mundo e que tem potencialidades surpreendentes. Se bem aproveitada, é a melhor oportunidade para melhorar a educação e a comunicação dos últimos tempos. É necessário incentivar o interesse crescente dos jovens pela Internet para passar a usá-la num contexto mais criativo e educativo. Buscando inserção nas questões que envolvem a Educação a Distância (EAD), é importante rever, discutir e redefinir o modelo moderno de produção e difusão do conhecimento. Entender as bases da Educação a Distância, é instrumento fundamental para vivenciar plenamente todas as oportunidades e todos os níveis da EAD, seja como aluno, tutor, professor, planejador, gestor, implementador ou em qualquer outro nível de trabalho. E é neste panorama que se faz necessário ambientes virtuais atrativos e bem elaborados, que chamem a atenção dos usuários. Neste contexto entra em ação o design didático.
O DESIGN DIDÁTICO



O termo “design didático” refere-se a relação dinâmica e contextualizada, que pode ser construída em ambientes de aprendizagem, envolvendo aqueles que querem aprender e os que ensinam, seja mediante experiência direta ou indireta, seja individual ou coletivamente. Desta forma, ficou evidente o lado pedagógico, social e humano de que a educação necessita. O design didático representa o processo de análise de requisitos, planejamento e especificação para a elaboração de cursos baseados na Web. O termo design didático envolve, também, a gestão ou a atualização do planejamento. Isso porque a Internet é muito dinâmica e a participação de todos pode modificar a proposta inicial. Essa foi considerada a grande diferença entre o Design Didático de cursos a distância por correspondência e os cursos baseados na Web.
Diferentes autores têm procurado a definição para Design Didático utilizando, muitas vezes, outra nomenclatura, como Design Instrucional, definido por Filatro (2003) como “a ação intencional de planejar, desenvolver e aplicar situações didáticas específicas que incorpore, tanto na fase de concepção como durante a implementação, mecanismos que favoreçam a contextualização e a flexibilização”.
Questões que deverão ser pensadas por um design didático:
Onde está o aluno? A localidade é atendida por que meios de comunicações? Qual é a máquina e quais são os softwares que o aluno possui? Qual é seu grau de relacionamento com essas tecnologias? De quanto tempo disporá para realizar o curso? Quais são suas condições financeiras?
Estas informações vão ajudar a definir a melhor abordagem, a melhor linguagem, as melhores mídias, o melhor suporte etc. Isso envolve também o momento da criação, no qual podemos vislumbrar e propor novas, ricas e criativas situações de aprendizagem com a gama de recursos que temos à disposição.

INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE: MATÉRIA – PRIMA DO DESIGN DIDÁTICO

O desenvolvimento cada vez mais acelerado dos veículos de comunicação de massa, proporcionado pelo avanço das tecnologias da informação e comunicação (TICs), aponta para novos paradigmas no processo de interação social a partir do dinamismo na disseminação de códigos culturais.
O grande desafio para os educadores é utilizar os recursos tecnológicos e as diferentes mídias no processo ensino-aprendizagem, promovendo assim um maior interesse e um avanço qualitativo na construção do conhecimento pelo aluno. Dessa forma, a educação à distância, nas suas diversas modalidades, assume papel fulcral na forma como professores e discentes irão se relacionar com os materiais disponibilizados.
O design didático é o profissional capaz de tratar e organizar a informação afim de customizá-la, promovendo maior interatividade e navegabilidade tornando a construção do conhecimento pelo aluno mais prazerosa.
Uma das ferramentas do design didático é a criatividade, pratica esta que ao invés de ser estimulada no ambiente escolar vai pouco a pouco sendo castrada, com o objetivo de sermos inseridos na sociedade capitalista industrializada, onde um conhecimento básico, nivelado e uniformizado é mais importante para a manutenção do sistema.
De qualquer forma, um pensamento inovador e criativo é fundamental para o desenvolvimento de um bom projeto. Além de fatores internos, a criatividade também está condicionada a fatores externos, ou seja, a interação entre o pensamento e o contexto sociocultural impulsionam o processo criativo. Então, a apreensão de diferentes culturas pelo indivíduo é o ponto de partida para práticas inovadoras.
Inovação também é importante requerimento para um bom design didático. A Inovação é necessária para adaptar diferentes conteúdos a diferentes públicos. A inovação caminha em paralelo com a criatividade e, por isso, o pensamento criativo é potencializado por práticas inovadoras.
Portanto, podemos entender que a matéria – prima na organização didática está diretamente ligada ao potencial criativo do grupo de trabalho, onde deve-se ter sempre em mente que a inovação é fundamental na adaptação de determinado conteúdo para determinado público.
O DESIGN DIDÁTICO NA EAD
A EAD foi definida como a educação de que o indivíduo necessita, no momento em que ele precisa, no lugar onde ele se encontra e ao menor custo possível. Em função disso, o design didático precisa avaliar todas as questões e escolher os melhores caminhos para se chegar aos alunos. A mídia a ser utilizada é aquela que atende ao aluno. Assim, todas as mídias são importantes e podem ser utilizadas, tanto isoladamente, quanto em conjunto. Por isso, a fase de planejamento é importantíssima para que o público-alvo seja conhecido.
As novas tecnologias – multimídia, hipermídia, redes, vídeos e ferramentas para trabalho cooperativo – exigem um novo design que privilegie a aquisição das habilidades necessárias para a busca, a seleção das informações e a construção do conhecimento. Principalmente se estamos falando de um curso a distância. O acesso à informação online, através do qual conteúdos podem ser encontrados, muda o referencial permitindo que as ciências possam ser escritas todos os dias, em um ritmo acelerado de aquisição de novas informações.
As habilidades cognitivas estão, cada vez mais, distantes da memória enciclopédica e do modelo tradicional, sendo preciso desenvolver funções cognitivas como buscar a informação, selecionála, distinguir relevância, desenvolver a análise de alternativas, dominar as ferramentas de compreensão textual em diferentes meios, produzir multimídias(Najmanovich, 2001). Os cursos em EAD acabam exigindo um rigor, uma maior habilidade cognitiva do aluno.
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CONCLUSÃO
Pode-se perceber a inclusão do design didático nos novos ambientes virtuais de educação, principalmente os ligados a educação a distância. Os novos processos de relacionamento educacional, aquisição e construção do conhecimento, pedem uma dinâmica e uma habilidade cognitiva que é instigada pelo designer. Como diz Pretto4 (2001) a escola, conectada, interligada, integrada, articulada com o conjunto da rede, passa a ser mais um elemento vital do processo coletivo de produção de conhecimento. Diante dessa constatação, o Design Didático tem sido apontado como um dos elementos mais importantes no processo de planejamento de um curso.
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REFERÊNCIAS:
MARINS. Vania, COSTA Rosa Maria E.M. Design de atividades e tarefas. Aula 3 do curso Ambientes Virtuais e mídias de comunicação.
MARINS, Vania e COSTA, Rosa Maria. Design didático.
NAJMANOVICH, Denise. O Sujeito Encarnado: questões para pesquisa no/do cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
PRETTO, Nelson L. Desafios para a educação na era da informação: o presencial, a distância, as mesmas políticas e o de sempre. Rio de Janeiro: Quartet, 2001.
FILATRO, A. C. Design Instrucional Contextualizado: articulação entre teoria e prática no processo de ensinoaprendizagem online. SL: SE Dissertação de mestrado, Programa de Pósgraduação da Faculdade de Educação, 2003.





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