EDUCAÇÃO a.c. (antes do coronavírus) EDUCAÇÃO d.c. (depois do coronavírus)


EDUCAÇÃO a.c. (antes do coronavírus) EDUCAÇÃO d.c. (depois do coronavírus)


O mundo não será o mesmo! A Educação não será a mesma!

Folheando os fascículos de Filosofia do CEJA, planejando avaliações e trabalhos para meus alunos acessarem a plataforma CECIERJ, encontro com Sócrates (469 a.C. – 399 a.C ) , Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C. ), Ptolomeu ( c.90 – 168 d.C. ) e tantos outros, olho para o a.C. e d.C. e penso sobre a Educação.

Vivemos um momento que dificilmente pensaríamos viver. Apertaram a tecla PAUSE do planeta Terra, levantaram a placa STOP e de repente tudo ou quase tudo parou.
A escola fechou!

Os profissionais da educação levaram um susto. O que vamos fazer? Quem irá nos defender? E nessa situação nem o Chapolim Colorado poderá nos ajudar!
Como disse em um texto que postei no facebook em 01º/04/2020, o professor teve que se REINVENTAR.

Mas isso tudo, esse PAUSE, esse STOP foram importantes para sairmos de nossa zona de conforto. No início foi muito difícil, mas fomos nos adaptando e até brincando com a nova profissão, YOUTUBER. Tivemos que reaprender a ensinar e a ensinar de forma diferente. Seria dessa forma a Educação para o século XXI? A Educação do futuro? A Educação através das novas tecnologias?

Não vou discutir se todos têm acesso ou não. Isso seria tema para outro texto. Até porque estou falando de um lugar em que a maioria tem acesso. Porque as escolas em que trabalho possuem plataforma para seus alunos estudarem. Tanto o CEJA quanto o Colégio de Pádua já oferecem há bastante tempo essa ferramenta para seus alunos.

Mas voltando ao tema, será que agora é que estamos chegando à EDUCAÇÃO DO FUTURO?
Esse giro de 360◦ graus nos leva a crer que existirá uma EDUCAÇÃO a.c. (antes do coronavírus) e a EDUCAÇÂO d.c. ( depois do coronavírus).

Não seremos os mesmos!

Pais, professores e alunos não serão os mesmos!

O olhar sobre a tecnologia não será o mesmo!

Antes nossas crianças, adolescentes e jovens estudantes utilizavam seu celular, tablet, notebook, computador para jogos, vídeos, bate-papo entre outros lazeres. Em tempo de pandemia e isolamento social além de continuarem utilizando para esses fins descobriram outra utilidade, estudar.

Com certeza uma nova geração surge em meio à pandemia. Uma geração que já nasceu sob o cunho de nativa digital, mas que descobriu que pode dar continuidade aos estudos através do seu objeto de prazer e lazer.

Vem aí uma geração com mais autonomia e responsabilidade sobre seus estudos, mas que ao mesmo tempo reconhece a falta que um professor faz. Porque jamais a tecnologia poderá suprir o afeto e a interação que existem em sala de aula, porém a tecnologia auxilia para que a aula ganhe um diferencial.
Os professores não se contentarão em dar aulas como davam no período a.c. (antes do coronavírus) , eles aprenderam que são muito mais capazes do que pensavam. Quando tudo isso acabar eles serão professores d.c. (depois do coronavírus) cheios de ideias tecnológicas para incrementar suas aulas presenciais.

Poderia escrever mais! Poderia falar como as famílias serão no período d.c. , mas no momento é esperar que tudo isso passe e que surja um novo tempo.




Ana Lucia Alvarenga dos Santos Souza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro "A Caixa de Brinquedos" ( 2006)

Professor - Ser ou não ser? Eis a questão!